Como calafetar uma banheira

Mãos à obra: veja como é fácil fazer calafetagem de banheira

Uma banheira calafetada pode evitar danos e infiltrações em seu banheiro. Com um pouco de paciência e tempo você pode facilmente melhorar a vedação existente ou fazer uma nova em sua banheira. Uma boa calafetagem deve ser feita de forma limpa e precisa – veja como lendo o nosso guia.

Calafetagem de banheira: o que você precisa saber

Saber como calafetar uma banheira é uma das etapas mais críticas no processo de instalação dessa peça em seu banheiro. Faça tudo certinho e sua instalação vai durar muito tempo. A vedação é fácil se você usar as ferramentas e produtos corretos. Se você quiser substituir sua calafetagem atual, deve remover todo o produto existente para garantir uma aplicação adequada do novo selante. Este guia explica tudo o que você precisa saber sobre calafetagem de banheiras.

Materiais necessários para fazer calafetagem de banheira

Você precisará de algumas ferramentas para fazer este trabalho corretamente:

  1. Raspador com lâmina de plástico – Para remover a vedação existente;
  2. Pinça – Para remover partes da calafetagem mais resistentes ou difíceis de alcançar;
  3. Aspirador de pó – Para aspirar os resíduos antigos;
  4. Álcool desnaturado e um pano – Para limpar a superfície da banheira;
  5. Solução de alvejante – Para remover qualquer mofo ou bolor;
  6. Fita crepe – Para garantir uma aplicação limpa;
  7. Pistola de calafetagem – Para a aplicação da calafetagem – disponível na maioria das lojas de ferragens;
  8. Selante – Para criar sua nova vedação;
  9. Ferramenta aplicadora – Para suavizar a calafetagem.

Como calafetar uma banheira

Como remover silicone de calafetar de banheira

Se a calafetagem ao redor de sua banheira estiver mofada, descascada ou apresentar falhas, é importante refazer toda a vedação. Uma calafetagem desgastada ou mal feita pode causar problemas. Por isso, evite danos estruturais removendo o selante antigo e reaplicando um novo. Veja como remover massa de calafetar velha da sua banheira.

  1. Use o raspador com lâmina de plástico para remover a calafetagem existente. Com movimentos rápidos, empurre o raspador contra a calafetagem antiga. Isso faz com que o selante saia em tiras mais longas que poderão ser facilmente removidas. Use a pinça para remover os resíduos mais teimosos.
  2. Aspire a calafetagem antiga. Aspire os resíduos restantes para que você tenha um espaço de trabalho perfeitamente limpo.
  3. Limpe a banheira com álcool desnaturado. Usando um pano, limpe onde estava a calafetagem antiga para garantir que você obterá a melhor vedação possível ao aplicar o novo produto.
  4. Limpe com alvejante. A limpeza com uma solução preparada na proporção de uma parte de água sanitária para quatro de água removerá qualquer mofo ou bolor que possa existir em torno de sua banheira. Certifique-se de que sua área de trabalho esteja bem ventilada e use luvas de proteção. Use um pano velho e deixe o alvejante secar completamente antes de aplicar a nova calafetagem.

Como calafetar uma banheira

Agora que você já sabe como remover a calafetagem da sua banheira, vamos aprender a aplicar uma selagem nova. Veja como calafetar uma banheira.

  1. Prepare sua área de trabalho antes de aplicar a calafetagem. Certifique-se de que seu espaço de trabalho esteja livre de resíduos, sujeira ou óleo e que a área esteja perfeitamente seca. Aplique duas tiras de fita crepe paralelas à área que precisa receber a calafetagem. Isso garantirá uma linha reta e evitará que o selante se espalhe.
  2. Carregue a Cascola Flexite Banheiros e Cozinhas na pistola de calafetagem. Depois de carregar o selante na pistola, corte a ponta no tamanho do rejunte que você deseja preencher e em um ângulo de 45 graus. O tubo deve estar bem firme no lugar e com a ponta bem presa na frente da pistola de calafetagem.
  3. Aplique o silicone em um ângulo de 45 graus. A ponta do tubo de calafetagem deve estar próximo à superfície quando você for aplicar a calafetagem no rejunte. Aplique lentamente uma camada lisa de selante conforme necessário.
  4. Alise o selante. Use a ferramenta aplicadora para pressionar e alisar o selante no rejunte. Tente criar um acabamento reto usando uma inclinação de aproximadamente 45 graus. Isso ajudará o selante a secar mais rapidamente após ser exposto à água – e fará com que ele dure mais. Não use o dedo para alisar o selante, pois isso criará uma forma côncava em seu rejunte, que ficará molhada por mais tempo ou permitirá que a água se acumule no local.
  5. Remova a fita crepe imediatamente. Depois de ter alisado todas as áreas necessárias, retire a fita crepe antes que a calafetagem seque.
  6. Limpe qualquer excesso de calafetagem antes de secar. Usando um pano úmido, limpe as áreas que precisam ser limpas.
  7. Pintura e uso da banheira. Você pode pintar a área onde sua banheira está instalada com uma tinta à base de látex ou de óleo duas horas após a aplicação. Deixe secar por pelo menos 48 horas antes de usar.

Após cerca de dois dias, sua vedação estará totalmente seca e já estará pronta para proteger seu rejunte da água. Se você notar que ficou algum resíduo de selante seco indesejado em qualquer superfície, use um pano embebido em álcool desnaturado e uma lâmina de plástico para raspá-lo. Para remover qualquer outro tipo de resíduo, basta usar um pano úmido.

Se você deixou alguma área de fora durante sua aplicação, sempre é possível aplicar mais calafetagem. Apenas certifique-se de colocar um pouco de fita crepe para obter um acabamento bonito e reto.