Portas calafetadas e vedadas!

Fazendo a calafetagem de portas e evitando correntes de ar

A sua casa tem correntes de ar passando pelas frestas da porta de entrada? Você precisa fazer a calafetagem dessas portas e impedir o vento de entrar. Este guia explica como isolar portas e proteger sua casa contra o frio.

Calafetagem de porta: vede as frestas em torno do batente

Se você deseja vedar sua porta para evitar a entrada de correntes de ar, faça o seguinte:

  • Fresta sob a porta: use fitas adesivas veda fresta com escovinha ou kits protetores de espuma encontrados em lojas de ferragens. Esses produtos ajudam a vedar frestas na parte inferior da porta. Eles podem ser colados à porta ou fixados embaixo dela com um trilho.
  • Fresta entre o batente da porta e a parede: vede com fita de silicone para impedir a entrada de ar frio na casa. Se a porta da frente de sua casa não tiver vedação, providencie uma. Se a vedação estiver danificada, refaça a proteção.

Como fazer a calafetagem da porta da frente

Renovar a calafetagem na parede externa da casa é um pouco mais complexo do que vedar a parte inferior da porta. Você precisará de um selante e vários materiais. Use silicone para superfícies não revestidas ou um selante que possa ser pintado para superfícies revestidas.

Os outros materiais que você vai precisar são:

  • Estilete para carpete
  • Espátula
  • Fita crepe
  • Pistola para cartucho de silicone
  • Alisador de juntas
  • Tigela com água e sabão
  • Panos limpos

Para substituir a calafetagem da guarnição de uma porta frontal ou inserir vedação em uma porta que dá para um quintal, faça o seguinte:

1. Remova a vedação existente. Use um estilete para carpete ou uma espátula para raspar o máximo possível do selante antigo.

Se o selante antigo for difícil de raspar, você pode usar um removedor de selante especial para dissolver os resíduos. Para manusear o produto com segurança, siga sempre as instruções da embalagem.

2. Coloque fita crepe em ambos os lados da fresta. Isso protegerá a porta e a parede do excesso de silicone durante a aplicação do selante.

3. Corte a ponta do tubo de silicone com o estilete para carpete. Em seguida, insira o tubo na pistola aplicadora.

4. Aplique o silicone na fresta de maneira lenta e uniforme. Tente criar uma linha contínua, sem remendos.

5. Alise o silicone enquanto ele ainda estiver mole. Você terá alguns minutos para fazer isso. Mergulhe o alisador de juntas na água com sabão e posicione-o no início da fresta que recebeu o silicone. Deslize a ferramenta de maneira uniforme, cuidadosa e rápida sobre a fresta vedada.

6. Retire o excesso de silicone com um pano. Alterne entre alisar e limpar o local da aplicação. Continue mergulhando a ferramenta de alisamento na água.

7. Retire a fita adesiva rapidamente antes que o silicone endureça. Caso fiquem arestas ou partes irregulares, talvez seja necessário alisar o silicone um pouco mais após a remoção da fita crepe.