Guia de vedação de pias

Calafetagem de bancada: aprenda a fazer a impermeabilização perfeita

Não deixe a reforma da cozinha drenar suas energias. Nosso guia explica tudo o que você precisa saber sobre calafetagem de bancada. Nós vamos te ensinar como fazer vedação de pia para bancada, como fazer calafetagem em torno de bancadas em granito e como encontrar a melhor calafetagem para balcão de cozinha.

Como fazer vedação de pia para bancada

Calafetagem de bancada é uma parte importante para o bom funcionamento da sua cozinha. Sem um selante forte, a água pode se infiltrar sob a borda da pia e causar estragos. É importante conferir regularmente o selante para garantir que não há rachaduras ou mofo. E, caso você encontre problemas, é necessário reparar o selante imediatamente.

Quer você esteja vedando uma pia nova ou trocando a calafetagem antiga, o passo a passo é o mesmo. Veja como funciona:

  1. Se você estiver trocando a calafetagem antiga, remova completamente os resíduos da calafetagem anterior.
  2. Limpe a área com álcool e deixe secar.
  3. Aplique fita crepe em ambas as bordas da pia ou da bancada que receberão o selante. A fita vai servir de guia para formar linhas precisas de calafetagem.
  4. Corte a ponta da tampa do tubo de calafetagem conforme a espessura de selante que você deseja aplicar.
  5. Perfure o cartucho e insira-o na pistola de calafetagem.
  6. Teste o fluxo de saída do selante em uma superfície descartável.
  7. Comece por uma das bordas, posicione a pistola de calafetagem no ponto de junção da bancada e aplique uma pressão constante no gatilho da pistola para que o selante saia de forma uniforme ao redor do perímetro da pia.
  8. Uniformize a quantidade de selante com o dedo úmido ou uma ferramenta adequada.
  9. Remova a fita crepe e deixe a calafetagem secar por um tempo antes de começar a usar a pia.

Às vezes, a remoção da fita crepe deixa uma borda alta no contorno do selante ou retira parte do selante aplicado. Caso isso aconteça, é necessário uniformizar novamente a parte com problema após a remoção da fita.

Ao remover a fita crepe da bancada, retire primeiro a parte colada à parede. Isso ajudará a remover o excesso de calafetagem e evitará que o selante afunde.

Calafetagem em torno de bancadas em granito: o que você precisa saber

O granito é uma pedra resistente e durável que não risca facilmente. Sua força e beleza fazem dessa pedra uma escolha popular para bancadas de cozinhas e banheiros. O passo a passo para fazer calafetagem em torno de bancada de granito é o mesmo que o utilizado para fazer outros trabalhos de calafetagem (veja as instruções acima).

O mais importante é escolher um selante que seja compatível com pedra natural. Assim, você evita manchar o granito com algum produto incompatível.

Além disso, certifique-se de escolher uma cor que combine com a pedra escolhida. Você pode optar por um tom claro, amendoado, ou outro tom similar para calafetar suas bancadas de granito. Mas, se o granito for escuro, a calafetagem branca pode deixar marcas indesejadas em sua peça.

Lembre-se! Silicone não pode ser pintado. Caso você deseje fazer uma calafetagem 100% de silicone, é muito importante acertar de primeira a cor do seu selante.

A melhor calafetagem de bancada

Ao fazer a calafetagem na bancada de sua cozinha, é importante escolher um selante que proporcione uma vedação resistente e à prova d’água ou mofo.

Cascola Uso Geral é o silicone ideal para as suas vedações! Este selante 100% silicone veda e isola de maneira durável, além de ser resistente à exposição aos agentes climáticos e a produtos químicos. Ele é recomendado para materiais não porosos, como alumínio, vidro, porcelana, PVC, concreto etc.

Já Cascola Metais & Pedras é um silicone neutro, pois não agride os materiais. Por não manchar as superfícies, ele pode ser aplicado em materiais porosos e não porosos. E, justamente por isso, é ideal para fazer a calafetagem de bancadas de granito ou mármore.