Livre-se da tinta epóxi

Como remover tinta epóxi do azulejo com segurança e facilidade

Quer saber como remover tinta epóxi do azulejo sem riscar ou estragar seu revestimento? Sim, isso é possível se você tiver as instruções certas. Leia nosso guia e descubra como.

Visão geral de como remover tinta epóxi do azulejo

Geralmente, as tintas epóxi são bastante duráveis e impermeáveis a produtos de limpeza. Por esses motivos, pode ser difícil removê-las de seus azulejos. Continue lendo nosso guia para descobrir como tirar tinta epóxi dos azulejos.

Tenha estes materiais em mãos:

  • Removedor de tinta epóxi
  • Raspador de tinta
  • Pincel
  • Recipiente de metal
  • Pano ou toalha
  • Respirador
  • Óculos de proteção
  • Botas
  • Luvas de neoprene ou butil
  • Roupas de proteção
  • Ventilador
  • Água
  • Vinagre
  • Aguarrás mineral

Enquanto estiver trabalhando com removedores, mantenha o ar circulando no ambiente e não se exponha muito! A exposição a altas concentrações desse tipo de produto, mesmo que por períodos curtos, pode causar confusão mental, dores de cabeça, náusea e vômito. Por isso, lembre-se sempre de fazer uso de máscaras e/ou respiradores.

Como remover tinta epóxi do azulejo: passo a passo

Siga cuidadosamente os passos abaixo:

  1. Escolha um bom removedor de tinta epóxi. Como a tinta epóxi é resistente ao desgaste e não descasca, um removedor de tintas comum não funcionará.
  2. Use um ventilador para fazer o ar circular. Ao usar removedores químicos, principalmente cloreto de metileno, o ar do local precisa circular muito. Abra portas e janelas e deixe um ventilador atrás de você para que o vapor gerado pelo produto seja empurrado para longe.
  3. Use uma máscara, óculos de proteção, botas, luvas de neoprene ou butil e roupas de proteção para evitar o contato do removedor com a pele e não inalar seus vapores.
  4. Despeje a solução em um recipiente de metal. Faça isso lentamente. Não jogue todo o produto de uma vez sobre a tinta a ser removida. Aplique o removedor em superfícies de até 80 cm².
  5. Utilize um pincel para aplicar a solução. Mergulhe o pincel no removedor e, em seguida, passe-o sobre a superfície pintada. Faça movimentos apenas em uma direção sobre uma área pequena.
  6. Deixe o produto agir. Siga as instruções do fabricante referente ao tempo de ação do removedor. Durante esse período, saia do local para não inalar o produto.
  7. Em seguida, raspe a superfície com um raspador de tinta. Se a tinta descolar, a remoção pode prosseguir. Talvez seja necessário repetir o processo completo algumas vezes para remover totalmente a tinta epóxi.
  8. Lave a superfície. Após a remoção da tinta epóxi, limpe a superfície com um pano ou toalha para neutralizar o pH. Os removedores cáusticos podem ser limpos com água e vinagre, enquanto outros podem ser limpos com aguarrás mineral. Caso você tenha usado o cloreto de metileno, use aguarrás mineral para limpar a superfície, pois água pode danificá-la.
  9. Limpe o local de trabalho. Com cuidado, devolva o restante de removedor para dentro do recipiente e lave as ferramentas e superfícies de trabalho com água e sabão. Tire as luvas e lave as mãos também.

Após aprender como tirar tinta epóxi do azulejo, faça os reparos necessários

Agora que seus azulejos estão limpos, é hora de fazer os reparos necessários. Se houver buracos ou fendas entre os azulejos, use uma pequena quantidade do rejunte original para preenchê-lo.

Você só precisa vedar as juntas onde a calafetagem existente se desgastou. Use um bom rejunte epóxi ou acrílico com proteção antimofo para executar essa tarefa.